Menu
Ler agora
Elizabete Schmitz Stefanello

“A Liga sempre foi uma lição de vida”

“A Liga sempre foi uma lição de vida”

Uma mulher batalhadora, determinada, altruísta, dona de um coração corajoso, que põe a família sempre em primeiro lugar e jamais desiste de seus ideais. Assim define-se Elizabete Schmitz Stefanello, que também diz ser apaixonada pela vida e zeladora, cuidando do esposo José Antônio Stefanello, os filhos Daniel Augusto, Bárbara e Carolina, e os seus xodós, as netas Yasmin e Alice e os netos Arthur e Augusto. 

Mas quem pensa que Elizabete é daquelas que fica em casa, somente dando atenção para o esposo, os filhos e netas, engana-se. Ela é uma mulher multitarefa, cuida da casa, dos negócios da família e também é voluntária há 11 anos na Liga Feminina de Combate ao Câncer, de Frederico Westphalen, e pelo sétimo ano está à frente da entidade, ocupando o cargo de presidente. “A vida toda estive engajada em causas sociais e hoje desenvolvo um trabalho voluntário na Liga. Ser presidente é gratificante, enobrecedor poder ajudar, dar apoio e carinho às pessoas que mais precisam. É um aprendizado que preenche o meu dia a dia. Me emociono, sorrio, me encanto. Estar na Liga é uma lição de vida. Amo o que faço. Já são muitos anos à frente como presidente, e em maio devo passar essa função”, destaca Elizabete.

A Liga em FW    

Uma entidade com a missão de amparar pessoas em situação de vulnerabilidade social portadoras de câncer, bem como atuar preventivamente junto à comunidade. Essa é a Liga de Combate ao Câncer de Frederico Westphalen, fundada no município em 22 de agosto de 2002. Hoje, a organização comunitária, sem fins lucrativos, acompanha 45 assistidos, ajudando com entrega de cestas básicas quando necessário, remédios, atendimentos psicológicos e jurídicos, materiais para higiene pessoal, roupas de cama, mesa e banho, vestuários, calçados, entre outros.

– Conseguimos fazer esse trabalho porque temos muitos parceiros, empresas que nos apoiam e nos ajudam com a doação de alguns desses materiais, clubes de serviço do município também, meios de comunicação, além da comunidade. Somos uma rede de solidariedade, muitos voluntários, que doam o seu tempo eu prol da nossa causa. A união faz a força, dando um pouco de amor e carinho você receberá em dobro – frisa a presidente.  

As ações do bem

A Liga de Combate ao Câncer de Frederico Westphalen desenvolve diversas atividades durante o ano, no Outubro Rosa e o Novembro Azul, palestras e debates em meios de comunicação e em empresas quando recebem convites. Ainda, como forma de proporcionar alguns momentos de descontração, realiza passeios com os assistidos a lugares variados, anualmente.

– Estamos sempre realizando alguma ação para ajudar também nesse trabalho de autoestima dos assistidos, que é um processo importante. Temos o nosso brechó, onde vendemos roupas, calçados e acessórios, inclusive estamos com muitas novidades. Somos uma entidade “pobre”, sem fins lucrativos, e precisamos dessa ajuda da comunidade – conta Elizabete. 

Seja um voluntário

Ser voluntário é mais do que dispor do seu tempo pessoal, é participar da transformação da vida de outros seres humanos. Então, Elizabete faz o convite para quem quiser usar algumas horas do seu dia em ações voluntárias na Liga de Combate ao Câncer. “Os interessados pode ir até a sede da entidade, na rua 21 de Abril, próximo ao posto de saúde central, de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial. Precisamos de pessoas que querem se doar ao próximo. Quem quiser fazer doações para o brechó também pode nos procurar”, finaliza a presidente. 


Fonte: Jornal O Alto Uruguai