O prefeito de Frederico Westphalen, Orlando Girardi, acompanhado de seu vice, Chester Francescatto, realizaram, na manhã desta sexta-feira, 11, uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço dos primeiros seis meses de sua administração, abordando diversos temas relevantes para a comunidade. Girardi iniciou a coletiva comentando sobre as dificuldades enfrentadas durante a transição de governo, descrevendo-as como complexas e atípicas em comparação com transições anteriores em que participou, destacando a falta de acesso à prefeitura por parte de sua equipe nos dias que antecederam a posse.
Obras da Santo Caeran
O prefeito de FW mencionou a obra da rua Santo Caeran, explicando que a drenagem, inicialmente questionada, se mostrou necessária e está concluída, faltando apenas a pavimentação de, aproximadamente, dois quilômetros de asfalto, com previsão de término para o fim de agosto. A obra incluiu a construção de 14 ou 15 bueiros, não previstos no projeto original, para garantir a eficiência da drenagem.
Criticas à gestão do HDP
Girardi também detalhou o repasse mensal de R$ 551 mil para o Hospital Divina Providência (HDP), destinados a cobrir plantões médicos e serviços, e as dificuldades com a oncologia, que necessita de R$ 4.882.000,00 em contrapartida para sua conclusão. O gestor salientou a importância da profissionalização da gestão do hospital.
Francescatto complementou, abordando os cortes de 48 cargos de confiança, ocorridos em dezembro de 2024, e as dificuldades administrativas resultantes dessa medida, especialmente, na área da saúde. Ele mencionou a aquisição de novos veículos para o setor e a busca por soluções para a questão da oncologia no HDP, incluindo a busca por alternativas junto ao governo estadual para a contrapartida financeira necessária.
IGP, Coordenador da Defesa Civil e União Frederiquense
A coletiva também abordou o processo seletivo para médico legista para o IGP do município, em andamento sob responsabilidade de uma comissão do Governo do Rio Grande do Sul; a nomeação iminente de um novo coordenador para a Defesa Civil; além do desenvolvimento do loteamento do União Frederiquense, com área de 5 ou 6 hectares, sem previsão de construção de residências, mas com o foco para transformar o município em um polo industrial de gerador de empregos.
Polêmica envolvendo vereadores
Sobre a polêmica envolvendo vereadores da oposição, Girardi finalizou a coletiva comentando sobre a relação com a Câmara de Vereadores, afirmando não ter intenção de pedir desculpas por suas declarações, destacando a importância da transparência na gestão pública, e que os mesmos serão recebidos por ele sempre que solicitado.
Acompanhe a entrevista coletiva
Fonte: Jornal o Alto Uruguai
