Menu
Ler agora
Educação

Alunos da Escola Estadual Indígena Nan Ga vivenciam aula na cachoeira

Estudantes exploram a importância da água e a preservação ambiental durante atividade na reserva indígena de Iraí

Alunos da Escola Estadual Indígena Nan Ga vivenciam aula na cachoeira

Alunos do 9º ano da Escola Estadual Indígena Nan Ga, em Iraí, vivenciaram a Semana da Água de uma maneira diferente: em contato direto com a natureza. Sob a orientação da professora Vanda Tonial Negrello, a turma teve a oportunidade, nesta segunda-feira, 31 de março, de participar de uma aula de Ciências ao ar livre, em uma atividade prática e educativa, que levou os estudantes até uma das fontes de água da reserva Indígena.

A aula aconteceu na cachoeira localizada dentro da mata da reserva, um local que fica próximo à escola e que, recentemente, foi beneficiado com a construção de uma fonte de água, pelos próprios indígenas. Segundo a professora Vanda, a construção da fonte ocorreu há cerca de um mês, em resposta aos impactos da seca que atingiu a aldeia. “A água da Corsan estava escassa, então, a comunidade se mobilizou para buscar uma solução. Encontraram um local próximo à cachoeira e construíram uma fonte de água gelada, de excelente qualidade. É um lugar muito bonito e agradável para caminhar na mata”, contou a professora.

Durante a visita, os alunos tiveram a chance de aprender na prática sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade. A aula ao ar livre permitiu que os estudantes se conectassem de maneira mais profunda com o meio ambiente e compreendessem, de forma direta, os desafios enfrentados pelas comunidades em tempos de seca e escassez de água.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai