Menu
Ler agora
Evento

Ametista do Sul sediará 3º Fórum Gaúcho de Paisagismo e Turismo Rural em setembro

Programação é organizada pela Emater/RS-Ascar Regional de FW, com apoio da prefeitura, ADTA e ATAP

Ametista do Sul sediará 3º Fórum Gaúcho de Paisagismo e Turismo Rural em setembro

O município de Ametista do Sul vai sediar, entre os dias 9 e 10 de setembro, a terceira edição do Fórum Gaúcho de Paisagismo e Turismo Rural. O evento, que integra a programação do projeto Jardins do Norte Gaúcho, tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e fortalecer as atividades não agrícolas no meio rural, por meio da valorização do paisagismo e do turismo.

Promovido pela Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen, Prefeitura de Ametista do Sul, Associação de Desenvolvimento do Turismo de Ametista do Sul (ADTA) e Associação de Turismo Rota Águas e Pedras do Médio Alto Uruguai (ATAP), o fórum ocorrerá no salão paroquial, tendo como público-alvo agricultores, extensionistas, paisagistas, gestores públicos, estudantes e demais interessados. As inscrições serão gratuitas e realizadas por meio de formulário on-line que ainda será divulgado.

A coordenadora do evento e assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar na área social, Dulcinéia Haas Wommer, ressalta que o tema deste ano será “Conectando pessoas e ambientes”. “Para fazer turismo, é preciso ter um lugar bonito, acolhedor e limpo. Paisagismo e turismo caminham juntos e transformam a realidade das comunidades rurais”, afirma.

O prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, destaca a relevância do fórum para o fortalecimento do turismo local e para a conscientização da comunidade sobre a importância de cuidar dos espaços urbanos e rurais. 

– A realização do Fórum Gaúcho de Paisagismo e Turismo Rural aqui em Ametista do Sul reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do turismo de forma integrada e sustentável. Não basta termos apenas os espaços públicos bem cuidados.  O turismo também se fortalece quando cada morador cuida da sua casa, do seu jardim, da sua calçada. Esse evento incentiva uma cultura de valorização dos nossos espaços, tanto coletivos quanto privados. E, neste ano, teremos também a participação dos alunos da rede pública estadual, porque queremos despertar neles, desde cedo, esse olhar para o cuidado com o ambiente em que vivem, algo que contribui para uma cidade mais acolhedora e preparada para receber quem nos visita – salienta o gestor.

Presenças confirmadas

A programação contará com palestras, rodas de conversa, visitas técnicas, relatos de experiências e oficinas temáticas. Entre os destaques estão a participação de profissionais reconhecidos no setor, como o paisagista Tony Backes e o criador do Labirinto Verde de Nova Petrópolis, Hans Hesse. Também serão abordados temas como jardins escolares, mesa posta e escolha de plantas adequadas ao clima da região.

Segundo Dulcinéia, o evento ganhou relevância por integrar dois temas que, embora distintos, têm forte ligação com o desenvolvimento rural. “É um dos únicos fóruns no país que trata paisagismo e turismo de forma articulada. Nosso objetivo é incentivar práticas que tragam bem-estar e novas oportunidades para as famílias do campo”, completa.

Além da programação técnica, o fórum contará com momentos de valorização da gastronomia local, como o “Entre pães, cucas e chimias”, na recepção dos participantes, e com o encerramento marcado pela premiação do Concurso Regional de Vinhos Coloniais promovido pela Emater/RS-Ascar.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai