Cerca de 700 pessoas lotaram o Salão de Atos da URI/Frederico Westphalen, na tarde desta segunda-feira, 11, para acompanhar o 1º Seminário Regional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Primeiras-Damas e Vice-Damas da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), em parceria com a universidade, reuniu lideranças, especialistas e profissionais de diferentes áreas comprometidos com a causa.
A primeira-dama de Seberi e da Amzop, Francislaine Balestrin, ressalta o papel das primeiras-damas na mobilização por mais proteção e cuidado. “Cuidar de mulheres é cuidar de famílias e de comunidades inteiras. Juntas, podemos transformar realidades e fortalecer a esperança de um futuro sem violência”, afirma.
Com programação voltada a secretárias municipais, agentes de saúde, assistentes sociais, psicólogas, conselheiros tutelares, policiais, vereadoras e demais interessados, o seminário fez parte da campanha Agosto Lilás. As atividades incluíram debates sobre direitos e legislação, impactos emocionais da violência, fortalecimento de lideranças e participação feminina na política como instrumento de transformação social.
As reflexões foram conduzidas pelas painelistas advogada Patrícia Stieven; promotora de Justiça da Comarca de FW, Michele Taís Dumke Kufner; delegada regional de Polícia Civil, Aline Dequi Palma; psicóloga Angela Grassi Barbieri; professoras Eliane Cadoná e Elisabete Cerutti, da URI/FW; comandante do 37º BPM, major Nedia Giacomini; prefeita de Novo Barreiro e vice-presidente da Famurs, Márcia Rodrigues; e vice-prefeita primeira-dama de Rodeio Bonito, Márcia Vedana Duarte, com mediação da jornalista Adriana Folle.
A matéria completa sobre o evento estará disponível na edição de sábado, 16.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
