Menu
Ler agora
Legislativo

Aprovada Moção de Aplausos à major Nedia Giacomini

Homenagem será prestada pelos serviços prestados à área da segurança pública e à comunidade

Aprovada Moção de Aplausos à major Nedia Giacomini

Os vereadores da 18ª Legislatura aprovaram, de forma unânime, na terça-feira, 2, uma Moção de Aplausos à major Nedia Débora de Ávila Giacomini, oficial da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul e comandante interina do 37º Batalhão de Policia Militar (BPM), com sede em de Frederico Westphalen. De autoria da presidente da Casa, Marizete Frozzi (MDB), a honraria foi assinada por todas as bancadas da Câmara.

 - A major Nedia Giacomini tem se destacado pelo seu comprometimento, liderança e dedicação incansável no comando do 37º BPM, atuando com firmeza, empatia e responsabilidade no enfrentamento à criminalidade e na promoção da ordem pública. Sua trajetória na Brigada Militar é marcada por uma conduta ética, pelo profissionalismo exemplar e por ações que promovem a aproximação entre a Policia Militar e a população, fortalecendo os laços de confiança e respeito mútuo. Esta moção também reconhece seu pioneirismo como mulher em posição de destaque em uma área historicamente marcada pela predominância masculina, servindo de inspiração e exemplo para tantas outras mulheres e profissionais da segurança pública –, destaca a propositora da iniciativa.

A Moção de Aplausos será entregue à major nas próximas semanas, durante uma sessão ordinária da Câmara.

Histórico da homenageada

Com 42 anos e mais de duas décadas de atuação na Brigada Militar, desde seu ingresso em 2003, a major Nedia vem se destacando pela excelência em sua formação técnica, acadêmica e operacional, acumulando uma série de cursos e especializações que a posicionam como uma profissional altamente capacitada no cenário da segurança pública.

Entre seus principais destaques profissionais, constam o Curso Superior de Policia Militar, o mestrado em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar, bem como diversas especializações voltadas à inteligência policial, enfrentamento à violência de gênero, gerenciamento de crises, saúde física, instrução de tiro e gestão orçamentária, formações que refletem sua busca contínua pelo aprimoramento técnico e estratégico em diferentes frentes do policiamento moderno.

Além da sólida formação policial, a major também possui notável qualificação acadêmica na carreira civil. É graduada em Direito, com pós-graduação em Direito Criminal e em Direito Penal c Processual Militar, e mestre em Educação pela URI/FW, onde desenvolveu pesquisa voltada à atuação do policial militar como educador social no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), tema de profunda relevância para a promoção da cidadania e da prevenção da violência.

Tendo desenvolvido sua carreira inteiramente no 37º BPM, a major representa um exemplo de liderança comprometida com a comunidade local, integrando de forma ética e profissional o exercício da autoridade com ações de aproximação, diálogo e educação. Sua trajetória inspira não apenas os membros da Brigada Militar, mas também toda a sociedade frederiquense, especialmente às mulheres que vislumbram espaço e reconhecimento em áreas tradicionalmente masculinas.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Câmara FW