A construção da nova ponte que ligará Rodeio Bonito ao distrito de Saltinho está em fase inicial, com 8,5% da execução total concluída. A obra é fiscalizada pelo engenheiro civil Bruno Felipe Martins (CREA/RS 250123), responsável técnico do município.
Segundo o engenheiro, já foram finalizadas e concretadas a cortina do lado sul e suas respectivas alas, além do primeiro dos 12 blocos previstos. Neste bloco, três pilares encontram-se em fase de concretagem. “As etapas seguem conforme o planejado, garantindo a execução dentro do cronograma”, destaca Martins.
Componentes pré-fabricados
O canteiro de obras já recebeu oito vigas longarinas protendidas, destinadas à ligação da cortina ao primeiro pórtico de pilares. Essas vigas servirão de apoio para o tabuleiro de lajes. “A execução da ponte avança no sentido de Rodeio Bonito para Ametista do Sul”, explica o engenheiro.
Os serviços ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, com quatro trabalhadores atualmente em atividade no local. A equipe varia entre quatro e oito profissionais, de acordo com a necessidade de cada etapa, incluindo operários, operadores e técnicos.
Após a conclusão dos pilares e a montagem do tabuleiro com vigas e lajes, será retomada a execução das perfurações e concretagens das estacas-raiz nos demais blocos, avançando no sentido de Rodeio Bonito a Ametista do Sul.
Dados técnicos
A nova ponte terá 200 metros de extensão e 10,40 metros de largura, com duas pistas de rolamento e uma passarela para pedestres no lado leste. O tabuleiro será executado 1,87 metro acima da cota máxima registrada na enchente de maio de 2024.
– A nova estrutura contará com fundações mais profundas e um sistema de apoio que garante maior estabilidade e segurança hidráulica – afirma Martins. Serão instaladas 104 vigas longarinas protendidas, que sustentarão o sistema de lajes. O projeto prevê capacidade para tráfego de até 45 toneladas.
A ordem de serviço foi emitida em 16 de maio de 2025, com prazo contratual de 12 meses. A previsão de conclusão é para 16 de maio de 2026.
Outras obras previstas
Além da ponte sobre o Rio da Várzea, o município já licitou a construção de uma segunda ponte no distrito de Saltinho, sobre o Lajeado Saltinho. Essa estrutura terá 15 metros de comprimento e 10,40 metros de largura, também em nível mais elevado do que a atual.
As obras estão a cargo da empresa Zanco Construtora, de Xaxim (SC), no caso da ponte sobre o Rio da Várzea, e da empresa Qualy Pontes, do mesmo grupo empresarial, responsável pela ponte em Saltinho.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
