A saúde e a educação estiveram na pauta das homenagens feitas durante a última sessão ordinária de 2021 da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen. Receberam reconhecimento pelo trabalho prestado no município o médico Dirceu de Medeiros e o professor Claudecir Frizon (In memoriam).
Medeiros recebeu do legislativo uma placa em reconhecimento aos mais de 50 anos de atendimento médico na cidade. O profissional chegou na cidade em 1º de fevereiro de 1971 após concluir a graduação em medicina pela antiga Universidade de Medicina da Santa Casa, hoje, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, mais tarde, em 1982 o profissional buscou a especialização em otorrinolaringologia, atendendo uma demanda que existia na cidade.
De acordo com o médico, ele veio para Frederico Westphalen a convite do também médico Enio Flores de Andrade, para trabalhar no Hospital Divina Providência (HDP), além deles havia somente mais um profissional da medicina na cidade, Ayres Marinho Cerutti, que atendia no Hospital Santo Antônio. “Ser homenageado nesta casa, me traz muitas emoções por este reconhecimento da comunidade de Frederico Westphalen, cidade que escolhi para viver. Exerci a medicina no mais amplo sentido, tínhamos que aguçar audição, tato e olfato, desafiante, porém compensador foi o meu trabalho, fiz o possível, sempre. Este momento vai servir de incentivo para o resto da minha existência”, salientou Medeiros.
Moção pede que ginásio da escola receba o nome do professor
As contribuições do professor Claudecir Luis Frizon, falecido em março deste ano em decorrência de um câncer, para a educação do município são notórias. Dos quase 60 anos da Escola Estadual Afonso Pena, em 26 deles o professor Claudecir foi diretor ou vice-diretor do educandário, conquistando destaque nacional e estadual entre as escolas públicas com as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgadas pelo Ministério de Educação (MEC).
O autor da homenagem, vereador Gabriel Lamonatto declarou que no dia em que fazem nove meses do falecimento do professor, o gesto de carinho com ele e a família foi realizado. “Por esta pessoa empenhada em fazer da educação uma ferramenta de desenvolvimento social, com reconhecimentos vários por esta casa, pelo estado e por cada um de nós que foi aluno na Afonso Pena. Foi sempre um incansável batalhador por melhorias educacionais e estruturais da escola e peço que o governo avalie com carinho nossa indicação de pôr o nome do ginásio de Claudecir Luis Frizon em reconhecimento a esta pessoa brilhante que o professor sempre foi”, comentou Lamonatto.
Além da homenagem acompanhada por familiares, amigos colegas e a comunidade, uma cópia da moção será encaminhada ao governo do Estado e a Assembleia Legislativa pedindo a alteração do nome do Ginásio da Escola para Ginásio de Esportes Professor Claudecir Luis Frizon.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
