Menu
Ler agora
Tradição

Chama Crioula da 28ª RT é gerada em FW

Ato simbólico foi realizado na Catedral Santo Antônio, na noite desta sexta-feira, 10

Chama Crioula da 28ª RT é gerada em FW
Chama Crioula da 28ª RT é gerada em FW
Chama Crioula da 28ª RT é gerada em FW
Chama Crioula da 28ª RT é gerada em FW
Chama Crioula da 28ª RT é gerada em FW
Chama Crioula da 28ª RT é gerada em FW

Marcando o início das comemorações da Semana Farroupilha 2021, aconteceu na noite desta sexta-feira, 10, a Geração da Chama Crioula da 28ª Região Tradicionalista (RT), na Catedral Santo Antônio, de Frederico Westphalen.

O local escolhido para o ato simbólico se deve a um fato histórico, tendo em vista que o monsenhor Vitor Battistella foi o percursor dos festejos farroupilhas na região, conforme explica a sota-capataz do CTG Rodeio da Querência, Mirtes Quadro. “Em 20 e 21 de setembro de 1935, quando a Revolução Farroupilha completou 100 anos e ninguém comentava sobre o fato, o monsenhor reuniu mais de mil cavalarianos e comemorou a data com uma grande programação. Por este motivo, pelo espírito à frente do seu tempo, a geração da chama aconteceu próximo ao seu túmulo, como forma de homenagem”, explica Mirtes.

Como uma forma de reconhecimento aos profissionais de saúde, segurança pública e entidades tradicionalistas, cinco mulheres realizaram a Geração da Chama Crioula. Para a Distribuição da Chama, que acontece neste sábado, 11, todo o trajeto será feito por mulheres, já que os Festejos Farroupilhas deste ano têm como tema “Caminhos de Anita”, destacando a importância e a força da mulher gaúcha. Além da geração da chama, foram realizados momentos culturais, resgatando a história dos tradicionalistas do município, apresentações musicais e homenagens.

Estiveram presentes no evento o prefeito e o vice-prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso e João Francisco Vendruscolo, respectivamente; o prefeito de Caiçara, Daniel Coelho dos Santos; o prefeito de Iraí, Antonio Vilson Bernardi; o prefeito de Rodeio Bonito Paulo Duarte, além de representantes de entidades tradicionalistas, tropas de cavalarias, autoridades locais e demais pessoas da comunidade.

Distribuição

As 16 entidades tradicionalistas da 28ª RT participarão da distribuição da centelha neste sábado, 11, a partir das 8 horas, na Praça do Barril, local escolhido por ser ponto de descanso dos tropeiros, viajantes e migrantes, devido a sua fonte inesgotável de água, quando Frederico Westphalen ainda não havia sido emancipado e era conhecido como Vila Barril. Todo este contexto histórico remete à ocupação da terra e os primeiros colonizadores.

A centelha permanecerá no local até o dia 20 de setembro, quando será extinta ao entardecer.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai