Menu
Ler agora
Inclusão

Ciclo de palestras sobre autismo acontece em Palmeira das Missões

Em alusão ao mês da pessoa com deficiência, o projeto TEAmigos promove debate sobre inclusão

Ciclo de palestras sobre autismo acontece em Palmeira das Missões

A programação do projeto TEAmigos, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Palmeira das Missões (UFSM-PM), começou no início deste mês, que é marcado por ser o mês da pessoa com deficiência física, de forma on-line, em decorrência da pandemia. Na noite desta quarta-feira, 25, às 19 horas, Patrícia Souza, terapeuta ocupacional e especialista em saúde e trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), comandará a palestra final do evento. A inscrição para a palestra é gratuita e é feita por meio do link disponível no Instagram do projeto, @tea_migos. Confira. 

Neila Santini de Souza, coordenadora do projeto, destaca que durante este período de atividades remotas devido à pandemia, o grupo tem realizado rodas de conversa on-line e ações educativas via redes sociais. “O objetivo das ações é que a gente possa discutir mais sobre as questões das deficiências e proporcionar essa rede de apoio que as pessoas com deficiência precisam”, disse. 

Ângelo Gabriel Garbin, acadêmico do curso de Enfermagem, comenta que as rodas de conversa já chegaram a mais de 15 Estados brasileiros e tiveram a participação de aproximadamente 250 pessoas. “Os participantes são profissionais da saúde e da educação, familiares das pessoas com deficiência e muitos acadêmicos de vários cursos. A multidisciplinaridade está presente nas rodas de conversa tanto na questão acadêmica quanto na questão profissional”, conclui o estudante. 

Sobre o projeto

Desde 2016, o projeto de extensão da (UFSM-PM), TEAmigos, promove diálogos sobre o autismo para promover a inclusão. Com as rodas de conversa, o projeto promove o compartilhamento de informações e a troca de experiências entre a sociedade, profissionais e familiares. O projeto também realiza diversas parcerias entre a Apae de Palmeira das Missões e a 15ª Coordenadoria Regional de Saúde. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações do projeto