Menu
Ler agora
Planejamento

Cigres apresenta Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Diretrizes são renovadas a cada quatro anos, conforme estabelece a política que rege o tema

Cigres apresenta Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Em encontro realizado na sede da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), em Seberi, no dia 24 de outubro, foi apresentado o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Cigres). O documento é atualizado a cada quatro anos conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei 12.305/2010. 

Basicamente, o plano é dividido em duas etapas. O diagnóstico compreende apresentação do levantamento das informações referente a realidade dos municípios que compõem o consórcio e o Cigres. Já o prognóstico é a etapa onde são delimitados os programas, projetos, ações, metas, comparativos – com indicadores de maneira qualitativa e quantitativa –, mensurando os resultados. 

Na oportunidade, foram apresentados os resultados e as diretrizes do consórcio, proporcionando a participação dos gestores públicos e técnicos das diversas áreas com intuito de otimizar os processos entre municípios e o Cigres, Objetivo é criar mecanismos que venham a contribuir com o desenvolvimento regional de maneira sustentável.

O presidente do Cigres, prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, destaca que o consórcio trabalha para oferecer soluções práticas e eficientes aos municípios consorciados, visando a destinação correta dos resíduos, preservando o meio ambiente e gerando economia aos cofres públicos.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Cigres