O 69º Congresso Tradicionalista Gaúcho Extraordinário, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), é realizado neste sábado, 30, em Frederico Westphalen. Esta é a primeira vez que o evento acontece em um dos municípios de abrangência da 28ª Região Tradicionalista (RT) e ocorre na Liv Space, ao lado do Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella.
Durante a solenidade de abertura, que contou com a chegada de cavalerianos vindos de Lajeado, trazendo a chama, estiveram presentes autoridades ligadas ao movimento, como o conselheiro regional do MTG, Luiz Paulo Franken, e o presidente, Manuelito Carlos Savaris, além do prefeito de FW, José Alberto Panosso, e do vereador Lauro Chielle, representando o Poder Legislativo frederiquense.
Em sua fala, Franken destacou a importância deste momento para a 28ª RT e para o município de FW, além de adiantar as pautas do congresso. “É uma alegria que estamos sentindo por Frederico Westphalen estar sediando o 69º Congresso Tradicionalista. O evento mais importante é para os tradicionalistas do Rio Grande, porque hoje estaremos definindo algumas coisas da história do movimento”, ressalta Franken.
Na tarde deste sábado, 30, também será comemorado o aniversário de 55 anos do MTG, além de definir as normas da entidade. “Em um momento, à tarde, estaremos comemorando essa data histórica, os 55 anos do MTG, e junto ao aniversário teremos algumas homenagens para os tradicionalistas que prestaram grandes serviços ao movimento”, destaca o conselheiro.
De acordo com o prefeito de FW, José Alberto Panosso, para o município é um motivo de alegria sediar um evento de tamanha importância. “Para nós, é uma honra trazer o congresso do MTG para Frederico Westphalen. Hoje estamos no cenário do tradicionalismo, no centro das informações e notícias do Rio Grande do Sul e do Brasil sobre tradicionalismo”, relata Panosso.
O evento conta com apresentações artísticas e segue todos os protocolos de saúde, sendo necessário apresentar o passaporte de vacinação no local e respeitando a capacidade máxima de pessoas.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
