Menu
Ler agora
FW

Conselho de Cultura inicia mobilização para editais municipais

Coletivo tem realizado reuniões para elaborar propostas ao poder público local

Conselho de Cultura inicia mobilização para editais municipais

Desde o início deste ano, o Conselho de Cultura, de Frederico Westphalen, tem revisado procedimentos internos do Sistema Municipal de Cultura do município, com o intuito de qualificar o setor para o recebimento e execução de recursos públicos federais, estaduais e municipais.

No último dia 15, o conselho realizou o 1º Seminário Interno, que contou com a participação do produtor e consultor da área cultural, Marco Aurélio Alves; da secretária de Educação e Cultura, Maria Cristina Aita; da secretária municipal da Fazenda, Simone Duarti; da contadora da Prefeitura de FW, Jucilaine Borsatto; e dos conselheiros de cultura do município.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e promoveu um momento de diálogo sobre as funções do Conselho de Cultura, do Executivo e do Legislativo. Segundo o vice-presidente do conselho, Igor Senger, o seminário foi muito pertinente para reforçar ainda mais o papel do Conselho Municipal de Cultura, quais são suas atribuições, tarefas e responsabilidades, principalmente, com relação à importância que um conselho tem na gestão pública de cultura e a importância de os conselheiros participarem ativamente para que as ações tenham efetividade no setor.

Com a previsão da chegada de recursos federais da Lei Paulo Gustavo, o conselho está elaborando uma proposta com editais para a execução do recurso, enquanto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), por parte do Departamento Municipal de Cultura, está estruturando a reabertura de cadastro de agentes culturais no sistema municipal.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai