Menu
Ler agora
Agronegócio

Cotrifred promove palestra sobre mercado e manejo de doenças na soja

Evento reuniu cooperados para orientações técnicas e análises econômicas

Cotrifred promove palestra sobre mercado e manejo de doenças na soja

A Cotrifred reuniu, na terça-feira, 23, seus cooperados em evento realizado na Senger’s, em Frederico Westphalen. A programação contou com duas palestras, uma sobre manejo de doenças na soja, ministrada por Carlos Pizolotto, doutor em Fitopatologia pela UPF/Kansas State University e pós-doutorado pela University of Idaho, pesquisador na CCGL, e outra sobre mercado de commodities agrícolas, apresentada por Silvia Bampi, economista e consultora em gerenciamento de riscos pela Stonex.

Confira mais fotos

Pizolotto destacou a necessidade de atenção às doenças na cultura da soja, lembrando que quatro das últimas cinco safras foram marcadas pela estiagem e baixa pressão de pragas. “É importante o acompanhamento das lavouras, o posicionamento correto de fungicidas e o intervalo de aplicação para garantir maior rentabilidade ao final da safra. O produtor deve estar ao lado do departamento técnico da cooperativa na tomada de decisões para assegurar o controle das principais doenças”, afirmou.

Na sequência, Silvia Bampi abordou o cenário do mercado de soja e milho, marcado por instabilidade geopolítica, tarifas comerciais e oscilações de oferta e demanda. Ela destacou a colheita em andamento nos Estados Unidos e a pressão que o resultado pode exercer sobre o ciclo 2025/2026 no Brasil e na América do Sul. “Os mercados observam a condição climática e a produção na região, além da possibilidade de novos acordos comerciais entre China e Estados Unidos, que podem afetar a demanda pela soja brasileira”, explicou. A consultora também comentou a influência do câmbio e da política de juros na formação dos preços das commodities.

O presidente da Cotrifred, Elio Pacheco, ressaltou que o evento integra as ações da cooperativa para fortalecer a produção dos associados. “Esse trabalho é possível pelas parcerias que mantemos. Buscamos, todos os anos, oferecer melhores condições em produtos, insumos e sementes. No campo, cada detalhe faz diferença”, declarou.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai