Menu
Ler agora
Agronegócio

Custos de produção do leite sobem 11% no ano

Levantamento aponta a elevação dos preços da soja e do milho como fator que mais pesou nos gastos

Custos de produção do leite sobem 11% no ano

Os custos de produção do leite subiram 11,49% de janeiro a junho, de acordo com o levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. O alimento obteve uma valorização de 11,34%, sendo o insumo mais caro para os produtores.

O aumento está relacionado com a consequência da elevação dos preços da soja e do milho, que foram de 35,19% e 85,72% nos últimos 12 meses, respectivamente. No ano passado, o Custo Operacional Efetivo do setor cresceu 23,24%. A pesquisa também informa que, apesar do recente movimento de recuperação dos preços pagos pelo leite em função da entressafra, o avanço ainda está longe de compensar a elevação dos custos. A receita do produtor variou positivamente 3,52% nos primeiros seis meses de 2021, quando o litro chegou a R$ 2,201 na média Brasil.

Outro levantamento, realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS), confirma o aumento dos custos. Nos últimos 12 meses, o preço da ração subiu 43,59%. Já o do fertilizante avançou 45,16%. O custo total do litro de leite gira em torno de R$ 1,85, com elevação de 28% nos últimos 12 meses.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações Jornal do Comércio