Menu
Ler agora
Codemau

Definição da cédula da Consulta Popular ocorre nesta terça-feira

Auditório da URI/FW sedia, a partir das 15 horas, assembleia regional ampliada do processo

Definição da cédula da Consulta Popular ocorre nesta terça-feira

A próxima etapa da Consulta Popular para a região do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) ocorrerá nesta terça-feira, 23, às 15 horas, no auditório da URI/FW, em Frederico Westphalen. A assembleia regional ampliada definirá as seis demandas que integrarão a cédula de votação de 2025.

Na fase anterior, voltada ao cadastro de propostas, foram registradas 47 sugestões. Dessas, 39 atenderam aos critérios estabelecidos pelo Governo do Estado e passaram a integrar o caderno de diretrizes com as demandas elegíveis. “O número de propostas apresentadas demonstra a participação regional no processo e a importância do envolvimento da comunidade”, destaca a presidente do Codemau, Marcia Faccin,

Votação e recursos disponíveis

O período de votação popular está programado entre os dias 6 e 10 de outubro, e o resultado será divulgado em 17 de outubro. O valor total disponível para o Estado permanece em R$?60 milhões. A região do Codemau terá R$?2,2 milhões, calculados a partir de critérios de densidade populacional, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento Econômico e Social (IDES).

Diferente das edições anteriores, não haverá bônus adicional para os Coredes com maior participação, decisão tomada pelo Estado devido à necessidade de reconstrução das regiões afetadas por desastres climáticos. O novo calendário busca garantir que os projetos escolhidos pela população estejam prontos para execução no início de 2026, respeitando os prazos eleitorais.

Marcia reforça a importância das aprovações dos projetos para dar sequência às demandas. “Queremos sair do processo com os projetos avaliados, aprovados e prontos para assinatura de convênios antes do fim do ano”, conclui a presidente do Codemau.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai