As mudanças climáticas, a geração crescente de resíduos e o impacto de eventos extremos, como enchentes, têm tornado urgente a adoção de práticas mais responsáveis com o meio ambiente. Em Frederico Westphalen e região, a empresa Ecológica Jr. tem se destacado como ponte entre conhecimento científico e soluções ambientais. Criada em 2017 na UFSM, campus Frederico Westphalen, a empresa júnior mostra que pequenas mudanças de hábitos, quando somadas a projetos técnicos, podem gerar resultados positivos para toda a comunidade.
As empresas juniores são voltadas para o desenvolvimento educacional e profissional, executam projetos e prestam serviços de qualidade a baixo custo, atendendo principalmente micro e pequenas empresas. Dessa forma, contribuem tanto para a qualificação dos estudantes quanto para o fortalecimento do empreendedorismo e da economia local.
Na UFSM/FW, a Ecológica Jr., formada por estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, sob orientação técnica do professor Dr. Paulo Roberto dos Santos Salbego, oferece serviços como licenciamento, tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos e estudos de impacto ambiental. A empresa também promove educação ambiental por meio de palestras, oficinas e eventos, viabilizando impactos sociais benéficos e alinhados à legislação.
Empreendedorismo acadêmico
Para os estudantes da UFSM/FW, participar da Ecológica Jr. vai além do aprendizado técnico, é uma oportunidade de desenvolver habilidades de gestão, liderança, comunicação e trabalho em equipe. A Empresa Júnior faz reuniões semanais no prédio central do campus, sala 20. A EJ também está presente no Instagram no @ecologicajr e para contato direto no email ecologicaej@ufsm.com
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Ecológica Júnior
