Menu
Ler agora
Protestos

Entidades e Poder Público de Caiçara reúnem-se em apoio à mobilização dos agricultores

Ação tem como principal objetivo a securitização das dívidas dos agricultores e a aprovação da PL 320/25

Entidades e Poder Público de Caiçara reúnem-se em apoio à mobilização dos agricultores

Representantes de entidades e do poder público do município de Caiçara se reuniram na manhã da terça-feira, 10, no gabinete do prefeito Zílio Roggia, para discutir ações de mobilização dos agricultores e solicitar o apoio do comércio local na manifestação marcada para a próxima segunda-feira, 16, em Frederico Westphalen.

Ficou definido na reunião que tanto o poder público quanto as entidades locais irão apoiar os agricultores. Para o prefeito Zílio Roggia, a união entre agricultores, entidades e poder público é fundamental para defender os produtores rurais, que são a base para o desenvolvimento social do município. 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Ibanes Roggia, ressaltou também a importância da mobilização. “Esta luta é vital para garantir condições justas aos agricultores que enfrentam dificuldades após os eventos climáticos severos”, destacou Ibanes Roggia.

Também participaram da reunião, o secretário de Agricultura, Stevan Stefanello; o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Clairton Dal Forno; o representante da ACI, Lino Buriol; o produtor rural, Marcos Ferigollo e representantes da Plantare Sementes, que está ajudando na organização da iniciativa.

A mobilização tem como objetivo principal a securitização das dívidas dos agricultores e a aprovação da PL 320/25. A proposta autoriza a renegociação das dívidas de produtores rurais que sofreram perdas causadas por eventos climáticos desde 2021.

Entre os impactos esperados com a aprovação da proposta estão

•    Garantia de prazo adequado para a recuperação dos produtores rurais;

•    A manutenção da oferta do crédito rural;

•    Condições mais justas para a renegociação das dívidas;

•    Segurança jurídica e previsibilidade financeira para o setor.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Caiçara