Menu
Ler agora
Saúde

Fiocruz produz insumos para diagnóstico da varíola dos macacos

Primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado em São Paulo

Fiocruz produz insumos para diagnóstico da varíola dos macacos

Os casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil levaram a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a produzir, no tempo recorde de uma semana, por meio do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), controles positivos para auxiliar no diagnóstico seguro da doença.

Os primeiros reagentes foram entregues à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), para serem distribuídos em, pelo menos, 20 países. Outra remessa de controles positivos foi distribuída na quarta-feira, 8, aos laboratórios de referência do Brasil, atendendo a pedido da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde).

Segundo a Fiocruz, os controles positivos refletem a capacidade nacional de produção de insumos críticos para o diagnóstico.

Brasil tem um caso confirmado

O primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi confirmado na quarta-feira, 8, em um paciente que voltou da Espanha e está internado em um hospital de São Paulo, em isolamento. Mais cinco seguem em investigação, um deles no Rio Grande do Sul.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai com informações da GZH