Menu
Ler agora
Empreendedorismo

Formalização de empresas em FW cresce 28% no ano

Alta leva em conta número total de negócios abertos neste ano em comparação com 2020

Formalização de empresas  em FW cresce 28% no ano

O avanço da vacinação em todo o Estado vem permitindo, há algum tempo, a retomada da economia por meio, entre outros fatores, do empreendedorismo. O número de empresas abertas tem crescido em todo o Rio Grande do Sul, inclusive em Frederico Westphalen. Segundo levantamento divulgado pela administração municipal, são 3.866 empresas no município em 2021, número 28% maior do que em 2020.

Ainda segundo o levantamento, entre o fim do primeiro semestre do ano passado (30 de junho) e o dia 23 de agosto, FW teve um acréscimo real de 92 empresas formalizadas. A mesma comparação em 2021 traz 118 empresas formalizadas, atestando o aumento. 

Aumento puxado por MEIs e MEs

Os microempreendedores individuais (MEI) e microempresas (MEs) são as categorias em maior número no município atualmente. Foram 10 novas MEs no primeiro semestre, o que, segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de FW, Alessandro Molossi, reflete os incentivos realizados pela administração municipal. “O aumento de MEs indica que o trabalho de incentivos à formalização aos MEIs tem resultados práticos, pois uma vez que o empreendedor se formaliza por meio do MEI, ele passa a ‘existir’ no mundo dos negócios e o caminho natural é que cresça e se consolide como empresa e mude de patamar, transformando seu empreendimento em ME”, sinaliza.

Além disso, Molossi destaca o aumento da formalização de empresas de portes maiores, como Sociedade Anônima e Eireli. “Isso demonstra que o trabalho em melhorar cada vez mais nosso ambiente de negócios tem gerado resultados e nos servem de combustível para seguir buscando as melhores práticas do mercado junto a parceiros importantes como Sebrae, Associação Empresarial, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, demais universidades e entidades representativas”.

“Mão na massa”

O empresário e cozinheiro Evandro Lima trabalhava prestando consultoria para restaurantes da região. Com a pandemia e o fechamento temporário dos estabelecimentos, se viu forçado a ter uma nova fonte de renda. Como já possuía os conhecimentos gastronômicos, foi atrás de informações para abrir um negócio em FW. Foi por meio da Sala do Empreendedor que conseguiu valiosas informações sobre como gerir e montar o Rei das Marmitas, produzindo e entregando marmitas saudáveis preparadas por meio de produtos frescos e com cardápio novo todos os dias.

– O primeiro passo que todos deveriam seguir é se informar sobre as leis municipais e o mercado, por meio da Sala do Empreendedor, Sebrae e outras entidades. O pessoal da sala nos auxiliou e nos auxilia bastante, dando mentoria, disponibilizando materiais gratuitos e de qualidade. É fundamental para quem está começando – destaca.

Lima, que é MEI, também aponta o acompanhamento como indispensável para novos empreendimentos. “É melhor ir acompanhado do que sozinho. Você vai errar menos”, garante. 

Segundo Lima, a ajuda da Sala do Empreendedor também poupa tempo. “Tempo é dinheiro. Hoje, o maior patrimônio é o tempo, então não dá para correr o risco de errar fazendo tudo sozinho”, conclui.

Número de empresas abertas em 2021

Tipo de empresa       

Quantidade de empresas       

Variação

Microempresa – ME

561

+10

Ltda

455

+26

Não informado o tipo de empresa

885

+2

Empresa de pequeno porte

75

0

Outros

41

0

MEI

1602

+72

Autônomo

90

+4

EI

46

0

Associações

27

0

Eireli

58

+2

Empresa de médio porte

17

0

S/A

8

+2

Consórcio

1

0

Total de empresas em FW

3.866

+118

Fonte: O Alto Uruguai/Administração Municipal de FW