Menu
Ler agora
Tradicionalismo

Frederico Westphalen encerra as comemorações da Semana Farroupilha

Com a extinção da Chama Crioula, 45º Acampamento Farrapo do município chega ao fim após 10 dias de programações

Frederico Westphalen encerra as comemorações da Semana Farroupilha

O 45º Acampamento Farrapo de Frederico Westphalen chegou ao fim no domingo, 21. Após dez dias de muitos eventos e uma vasta programação tradicionalista, o evento que bateu recordes em quantidade de galpões em 2025 – foram 77 –, levou milhares de visitantes ao Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella.

O último final de semana do Acampamento Farrapo começou cedo, com o 2º Costelaço Galponeiro, que contou com 115 costelões assados desde as primeiras horas da manhã do sábado, 20. Na parte da tarde, foi realizado o Desfile Farroupilha, que reuniu autoridades locais e entidades tradicionalistas de FW.

Pela noite aconteceu a solenidade de extinção da Chama Crioula que, neste ano, teve o seu acendimento em Caxias do Sul e foi trazida para a região pelos cavalarianos da 28ª Região Tradicionalista (RT) até o município de Pinheirinho do Vale, onde ocorreu a sua distribuição.

O fogo foi extinto pelo patrono do 45º Acampamento Farrapo, Luiz Paulo Franken. Além dele, estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito de FW, Chester Francescatto; a coordenadora da 28ª RT, Mirtes Terezinha Quadros, e o presidente da Associação Farroupilha Frederiquense (AFF), Michel Busatto.

Ainda no domingo, 21, foi realizada a Matinê da 3ª Idade - Gaitaço do Tibola, sendo este o último evento da 45ª edição do Acampamento Farrapo, que teve o seu encerramento às 17 horas.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai