Menu
Ler agora
Caminhos de Jigoro Kano

Lucimauro Fernandes de Melo participa de imersão técnica no Japão

Professor da Alliance e da URI/FW passará um mês na terra do sol nascente, através do projeto “Caminhos de Jigoro Kano”

Lucimauro Fernandes de Melo participa de imersão técnica no Japão

Professor de educação física, faixa preta em judô e jiu jitsu, Lucimauro Fernandes de Melo, faixa preta em judô e jiu jitsu e integrante da Alliance Mário Reis, embarcou para o Japão na última semana para integrar o projeto “Caminhos de Jigoro Kano”. A iniciativa leva grupos de judocas brasileiros ao país natal do fundador da modalidade, com foco em cultura, técnica e história.

A programação inclui cursos no Kodokan, sede internacional do judô criada por Jigoro Kano, em 1882, e visitas ao Nippon Budokan, Universidade de Tsukuba, além visitas históricas em Tóquio, Kyoto, Osaka e Kobe, seguidos de vivências técnicas. O objetivo do projeto é oferecer vivência histórica sem slides nem vídeos, permitindo ao participante “pisar onde Jigoro Kano pisou” e aprofundar sua compreensão dos fundamentos que transformaram o jiu jítsu em judô, tanto em sua vertente física quanto moral.

Segundo Lucimauro, a viagem ao Japão proporciona aos participantes convivência com a cultura local, trocas com judocas japoneses e brasileiros, possibilidade de networking diferentes regiões. Lucimauro pretende transmitir esta experiência ao leitor e internautas do AU por meio de vídeos e fotos, relatando treinamentos práticos, narrativas históricas e o cotidiano dos principais locais do judô moderno. 

Sobre Lucimauro Fernandes de Melo

Professor de educação física, faixa preta em judô e jiu jitsu, tutor de turmas da Alliance Mário Reis na URI/FW, ele lidera a participação brasileira neste projeto. Seu envolvimento reforça o intercâmbio técnico e cultural entre Brasil e Japão, tendo sido recentemente destaque na inauguração da academia Alliance Mário Reis em Porto Alegre. Acompanhe no Alto Uruguai a série de matérias que mostrará a jornada de Lucimauro em busca das raízes do judô.

Fonte: Jornal o Alto Uruguai