O mercado de trabalho no Rio Grande do Sul segue em ritmo acelerado. De acordo com levantamento da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), são mais de 10 mil oportunidades abertas nesta semana em todo o Estado, distribuídas entre postos permanentes, temporários e estágios. Em Frederico Westphalen, o cenário também é positivo: o Sine local tem divulgado diversas vagas, principalmente nas áreas de produção, comércio e serviços, refletindo a tendência estadual de reaquecimento da economia.
Atualmente, são 10.055 vagas disponíveis no RS, sendo 8.927 permanentes, 1.079 temporárias, 16 destinadas a Jovem Aprendiz e 33 para estágio. Além disso, 326 oportunidades são exclusivas para pessoas com deficiência, enquanto 7.525 aceitam candidatos com deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão no mercado de trabalho.
Indústria lidera as contratações
O setor que mais tem contratado é a indústria, responsável por 41% das ofertas de emprego no Estado. Na sequência, vêm os serviços (26%) e o comércio (21%).Em Frederico Westphalen, essa tendência é visível nas vagas disponíveis no Sine, que incluem cargos como alimentador de linha de produção, auxiliar de logística, motorista, vendedor e atendente de loja.
Outro dado animador é que 84% das vagas não exigem experiência prévia, o que facilita o ingresso de novos profissionais no mercado. Além disso, 35% das oportunidades não exigem escolaridade, e 20% pedem Ensino Médio completo, ampliando as chances para quem busca o primeiro emprego ou recolocação. A remuneração média varia entre 1 e 1,5 salário mínimo em 59% das ofertas, com possibilidade de progressão conforme a função e o tempo de casa.
Oportunidades perto de casa
Em todo o Rio Grande do Sul, as agências com mais oportunidades são as de Nova Santa Rita (509 vagas), Butiá (380), Erechim (373), Pelotas (350) e Farroupilha (321). Em Frederico Westphalen, há vagas para diferentes perfis, desde cargos administrativos até funções operacionais, como vigia, auxiliar de produção, vendedor, operador de caixa e atendente algumas delas também disponíveis em portais como Emprega Brasil, Trabalha Brasil e BNE.
Os interessados podem comparecer pessoalmente à agência FGTAS/Sine de Frederico Westphalen, levando documento de identificação com CPF e foto, ou ainda consultar as vagas pelo portal Emprega Brasil e pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
As ocupações com maior número de vagas no RS são:
- Alimentador de linha de produção (2.383)
- Operador de caixa (394)
- Auxiliar de logística (390)
- Vendedor de comércio varejista (313)
- Abatedor (285)
- Faxineiro (271)
- Atendente de lojas e mercados (247)
- Repositor de mercadorias (206)
- Auxiliar no processamento de fumo (200)
- Servente de obras (190)
Fonte: Jornal o Alto Uruguai com informações Trabalha Brasil
