Menu
Ler agora
Imunização

Mais de 3,2 mil pessoas acima dos 40 anos não se vacinaram

Público entre 40 e 49 anos e acima dos 80 anos apresentou as maiores ausências

Mais de 3,2 mil pessoas acima dos 40 anos não se vacinaram

A partir de levantamento feito com base em registros oficiais da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) e do DataSus, a reportagem do AU demonstrou que a região tem mais de 3,2 mil pessoas acima dos 40 anos que ainda não receberam nenhuma dose de vacinas contra a Covid-19, mesmo com o avanço da campanha de imunização.


O número foi obtido a partir do cruzamento de dados da SES/RS sobre o total de vacinados – consultados pelo AU na manhã de sexta-feira, 30 – com a população total dos municípios a partir dos registros de 2020 do portal DataSus, do Sistema Único de Saúde (SUS).

Idosos e público entre 40 e 50 anos são os que menos se vacinaram

Segundo esses registros, pouco mais de 8% do total da população acima dos 80 anos não recebeu nenhuma dose de imunizante, cerca de 414 das mais de 4,7 mil pessoas nessa faixa etária. Uma possível explicação para as ausências nesse demográfico é a dificuldade de mobilidade dos idosos, que dependem da disponibilidade de outras pessoas.


Em números totais, a faixa etária que apresentou maior ausência foi aquela entre 40 a 49 anos. Mais de 1,5 mil pessoas não receberam nenhuma dose de vacina, o que representa cerca de 7% do público total dessa faixa. Os registros, entretanto, podem apresentar diferenças em função da população de um município que se vacinou em outras localidades, além de um possível atraso no lançamento das informações de cada prefeitura no portal do Estado.


Vale destacar, ainda, que o cruzamento de dados também apontou que algumas faixas etárias tiveram mais vacinados do que o total de pessoas da idade. Isso pode ser explicado pela possibilidade de os números do DataSus estarem desatualizados ou até mesmo que públicos de outras cidades foram imunizados na região. Isso pode ter ocorrido, por exemplo, com pessoas que atualmente moram na região, mas que, no momento da pesquisa do DataSus, residiam em outras localidades.

Quanto mais vacinados, melhor

Mesmo com a avanço da faixa etária de vacinação, pessoas acima da idade que está recebendo os imunizantes ainda podem receber doses dos imunizantes. Os casos de transmissão comunitária da variante delta no Rio Grande do Sul reforçam a importância da imunização, que já tem freado o número de óbitos e de internações em Unidades de Tratamento Intensivo em todo o Estado.

Fonte: O Alto Uruguai