O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 3, a lista de pré-selecionados em chamada única ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2021. O prazo para completar as informações da inscrição iniciou nesta quarta-feira, 4, e vai até sexta-feira, 6. A pré-seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga, a contratação do financiamento deve ser avaliada pelas demais regras e procedimentos de formalização do contrato.
Os estudantes que não foram pré-selecionados entram automaticamente na lista de espera, observando a classificação. Esses participantes deverão, obrigatoriamente, acompanhar a eventual pré-seleção. Nesse caso, os candidatos deverão complementar sua inscrição no prazo de três dias úteis, contados a partir da divulgação de sua pré-seleção no sistema. O prazo final para a lista de espera é 31 de agosto.
Financiamento estudantil
O Fies é um programa do governo federal que visa facilitar o acesso ao crédito para financiamentos de cursos de ensino superior, oferecidos por instituições privadas aderentes ao programa. O MEC ofertou um total de 93 mil vagas para o fundo neste ano. Para a seleção do segundo semestre, estão disponíveis 69 mil vagas distribuídas em 23.320 cursos de 1.324 instituições privadas de ensino superior. Caso haja vagas remanescentes, não ocupadas na chamada única, o MEC poderá fazer nova seleção.
Quem tem direito
Para ter acesso ao fundo é necessário que a família tenha uma renda mensal per capita de até três salários mínimos e ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, obtendo no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
