Menu
Ler agora
Etnia alemã

Oficina reúne tradições em fabricação de lanternas natalinas com porongos

Ornamentos serão utilizados na Marcha dos Archotes e em outros desfiles folclóricos do Centro Cultural 25 de Julho

Oficina reúne tradições em fabricação de lanternas natalinas com porongos

Integrantes da etnia alemã se reuniram na sede do Centro Cultural 25 de Julho, no último sábado, 24, para a produção das novas lanternas natalinas, que serão utilizadas na Marcha dos Archotes e em outros desfiles folclóricos da entidade. A ação reuniu dançarinos dos grupos de dança folclórica, familiares e membros da diretoria do Centro, que aprenderam técnicas de artesanato com porongos. Ao final da atividade, que contou com todas as medidas sanitárias contra a Covid-19, foram confeccionadas mais de 100 lanternas.

– As fakel (lanternas natalinas) que tínhamos eram feitas de caixas de papelão e papel celofane e já estavam desgastadas. Então, surgiu a ideia de inovarmos e confeccionarmos as novas lanternas com porongo, que é um material mais resistente e típico da região. Assim, unimos a tradição alemã com a tradição gaúcha – explica o presidente do Centro, Igor Senger.

O vídeo apresentando como foi realizada a oficina de artesanato da etnia alemã estará disponível no canal do YouTube da entidade “Centro Cultural 25 de Julho de Frederico Westphalen”.

Incentivo de projeto cultural

A oficina de artesanato integra o projeto “Fortalecimento e Valorização dos Grupos de Danças Folclóricas do Centro Cultural 25 de Julho”, de Frederico Westphalen, desenvolvido com recursos da Lei Adir Blanc.

Ministrada pela artesã, Nilza Horts Bosa, a iniciativa ainda contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), do agricultor, Roberto Luis Brondani (Cooperativa Vale das Cuias), da Básico Brasil, Senger’s, Lojas Becker e de Yuri Chagas.

Fonte: O Alto Uruguai