Frederico Westphalen sediou, nesta terça-feira, 5, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), o lançamento da Operação Terra Forte, programa estadual voltado à recuperação socioprodutiva, ambiental e à resiliência climática da agricultura familiar. No município, 45 produtores rurais iniciarão a participação no programa. Na região atendida pela Emater Regional de Frederico Westphalen, a previsão é de que 1.200 famílias sejam contempladas.
O programa oferece recursos financeiros de até R$?30?mil por família, depositados em parcela única no Cartão Cidadão, para implementação de práticas como correção do solo, mecanização e tecnologias sustentáveis voltadas à produção agrícola. Os critérios de seleção incluem exigência de DAP ou CAF ativos, ou Declaração de Pecuarista Familiar (DPF), além da análise técnica das propriedades pelo conselho municipal de produção rural, em parceria com a Emater/RS Ascar.
Como vai funcionar
O processo prevê diagnóstico técnico, elaboração de Plano Individual de Ações Integradas (PIAI) para cada família e assistência técnica contínua para a execução das ações. O programa prevê, ainda, a transferência de tratores às prefeituras para apoio à execução das medidas nas propriedades. A iniciativa integra o Plano Rio Grande, do governo estadual, e visa atingir diretamente 15 mil famílias, com impacto indireto em até 150 mil unidades produtivas em todo o Estado.
Estiveram presentes no lançamento, o prefeito de Frederico Westphalen, Orlando Girardi; o secretário municipal de Administração, Ernesto Baggio; o gerente regional da Emater/RS-Ascar FW, Cleomar De Bona; a gerente-adjunta da Emater Regional, Priscila Volpi; o chefe do Escritório Municipal da Emater de FW, Mateus Stefanello e o presidente do STR/FW, Amarildo Manfio. O evento teve como público-alvo os agricultores do município.
A matéria completa você confere na edição impressa de sábado, 9.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
