Menu
Ler agora
Novidades

Palmitinho inaugura primeira estação meteorológica automática

Equipamento com acesso público mede condições meteorológicas em tempo real

Palmitinho inaugura primeira estação meteorológica automática

Uma parceria da administração municipal com o Sicredi possibilitou a instalação da primeira estação meteorológica automática do município de Palmitinho. O equipamento foi instalado na linha Santo Antônio e será utilizado para medir a temperatura, umidade relativa do ar, velocidade do vento, pressão atmosférica, luminosidade, direção do vento e o índice pluviométrico registrado diariamente no município. Os índices poderão ser conferidos em tempo real. Em breve, os dados estarão disponíveis ao público por meio de acesso à internet, no portal do site da prefeitura.

Segundo a administração municipal, a compra do equipamento é oriunda de uma parceria entre Executivo e Sicredi, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional desenvolvido pela cooperativa. O projeto contemplado pelo fundo recebeu um investimento de aproximadamente R$ 10 mil e foi coordenado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e também contou com apoio da Emater/RS-Ascar.

Conforme o idealizador do projeto e responsável pelo setor do Meio Ambiente, Alex Negrini, o equipamento tem uma grande importância, pois mostrará em tempo real as condições climáticas do município. “Trata-se de uma estação automática, que vai permitir que qualquer pessoa tenha acesso a esses dados, com índices precisos e que também irão contribuir, principalmente, no que tange a emissão de laudos e ao planejamento para o plantio de lavouras”, destaca.

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Evonir da Rocha, agradeceu a parceria do Sicredi e salientou que a iniciativa irá contribuir para informar a população, mas também para prevenir algumas intempéries que serão alertadas pelo equipamento.

Já o prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello, destaca que a estação “representa um avanço da tecnologia, que vai fazer com que se possa levar informações para a população e para as entidades ligadas à agricultura”.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai