Menu
Ler agora
Defesa e promoção da igualdade de gênero

Poder Legislativo de Pinhal cria Procuradoria Especial da Mulher

Poder Legislativo de Pinhal cria Procuradoria Especial da Mulher

Em sessão ordinária realizada na noite da última segunda-feira, 23, o Poder Legislativo de Pinhal aprovou de forma pioneira, e por unanimidade, a criação da Procuradoria Especial da Mulher, na Câmara Municipal. A criação se dará por meio do Projeto de Resolução 003/2022. 

A proposição aconteceu pela mesa-diretora, liderada pela presidente Daniela Lorenzi e pela vice-presidente Maria Cleci Zanetti. A Procuradoria da Mulher será um órgão independente, sem vinculação com qualquer outro do Poder Legislativo, que contará com suporte técnico de toda a estrutura da Câmara de Pinhal, tendo por finalidade a defesa e a promoção da igualdade de gênero, da autonomia, empoderamento e representação das mulheres, bem como o enfrentamento a todas as formas de discriminação, assédio e de violência contra mulheres e meninas, atuando de forma colaborativa a todos os demais órgãos públicos, em especial a Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público Estadual e Assistência Social.

A Procuradoria Especial da Mulher será constituída de uma procuradora especial da mulher e de uma procuradora-adjunta, escolhidas pela mesa-diretora do Poder Legislativo, sendo permitida a recondução para o mesmo mandato, tendo por objetivo combater todas as formas de desigualdade, assédio e violência com a mulher, promover no ente público a inclusão e o respeito as servidoras do município, e na sociedade combater a discriminação contra as mulheres, recebendo denúncias e as encaminhando aos órgãos competentes para as providências necessárias à sua repreensão de forma efetiva, conclusiva e rápida.

O órgão ainda tem por objetivo a cooperação entre entidades, seja, na esfera federal, estadual ou municipal com a implementação de políticas públicas para as mulheres, além de fomentar cursos, pesquisas, seminários e palestras sobre os mais variados temas, sempre objetivando a inclusão política, o empoderamento e o empreendedorismo feminino. A presidente do Poder Legislativo de Pinhal, vereadora Daniela Lorenzi, destaca que as mulheres estão constantemente lutando pelos seus direitos, sendo que a Procuradoria se torna mais uma importante ferramenta a ser utilizada pelas mulheres na luta pela igualdade em todos os espaços da sociedade.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai