A formação de um ciclone extratropical vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul nesta semana, deixando o Estado em alerta para temporais, segundo informações do Climatempo. A mudança pode acontecer já nas primeiras horas desta quinta-feira, 25, com grandes volumes de chuva, o que deve seguir até a sexta-feira, 26.
Com a proximidade do verão, em que as temperaturas tendem a ficar mais elevadas, como as registradas nos últimos dias, a ocorrência de temporais se torna mais frequente.
Segundo o Climatempo, existem ciclones tropicais, subtropicais e extratropicais. Todos eles são sistemas de baixa pressão atmosférica, onde o ar se movimenta no sentido horário, no Hemisfério Sul, e no sentido anti-horário no Hemisfério Norte. Ciclones são associados com grandes áreas de nuvens carregadas que provocam chuva intensa.
A diferença de pressão atmosférica entre o centro do sistema e a porção mais externa aumenta a velocidade do vento. A principal diferença prática, para previsão do tempo, é que o ciclone extratropical possui regiões de frente fria e frente quente, causando padrões de tempo distintos nessas duas regiões. Os ciclones subtropical e tropical não têm frente fria associada.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
