Menu
Ler agora
Debate

Representantes da região defendem pauta municipalista na 26ª Marcha dos Prefeitos

Evento é promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM)

Representantes da região defendem pauta municipalista na 26ª Marcha dos Prefeitos
Representantes da região defendem pauta municipalista na 26ª Marcha dos Prefeitos

Prefeitos da região – entre eles, o prefeito de Planalto, Cristiano Gnoatto, e a primeira-dama, Patricia Zanella –, participam, nesta semana, da 26ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, na defesa da pauta municipalista. O evento, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) foi aberto oficialmente nesta terça-feira, 20, e termina na quinta-feira, 22. 

O destaque da programação principal está nos painéis que abordam questões como autonomia municipal, reforma tributária, emendas parlamentares, educação, previdência e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios. 

Além das discussões centrais, a programação paralela contempla arenas técnicas que promovem capacitações práticas e troca de experiências entre os gestores. Questões como financiamento da saúde, educação infantil, governança climática, agricultura familiar, saneamento básico, turismo, inteligência artificial e direitos das mulheres ganham espaço nos encontros simultâneos.

A Marcha deste ano também reforça a luta por mais recursos e autonomia para os entes municipais, especialmente, diante da crescente sobrecarga de responsabilidades repassadas sem o devido financiamento. Um dos focos é a PEC 66/2023, que trata da sustentabilidade fiscal e previdenciária dos municípios.

Outros momentos marcantes da programação incluem o Movimento Mulheres Municipalistas, o Fórum de Vereadores, o Fórum de Vice-Prefeitos, a apresentação de boas práticas de gestão, e o espaço dedicado à comunicação pública como ferramenta de transparência e cidadania.

A CNM ainda realiza encontros temáticos em parceria com o Sebrae, destacando iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico, empreendedorismo local e inovação. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai