Menu
Ler agora
Geral

Setembro deve ultrapassar média histórica de chuvas na região

Entre sexta-feira, 19, e domingo, 21, são esperados quase 100 mm, somando mais de 180 mm no acumulado do mês

Setembro deve ultrapassar média histórica de chuvas na região

Os galpões dos acampamentos farrapos serão uma baita alternativa para aproveitar o último final de semana de festejos na região. Isso porque de acordo com as previsões meteorológicas indica, a região terá quatro dias consecutivos de instabilidade entre sexta-feira, 19, e segunda-feira, 22, período em que o acumulado de chuva deve se aproximar de 95 milímetros, concentrando-se principalmente no domingo, 21, e na segunda-feira, 22.

De acordo com os institutos de metrologia Climatempo e Yr (da Noruega) sexta-feira, 19, são esperados cerca de 9,7 mm, com temperaturas variando entre 18 °C e 22 °C, enquanto no sábado, 20, os volumes devem ser menores, em torno de 3,1 mm, mantendo-se a instabilidade, com mínima de 20 °C e máxima de 22 °C. O maior acumulado está previsto para o domingo, 21, com cerca de 45 mm e temperaturas entre 11 °C e 26 °C, seguido da segunda-feira, 22, que deve registrar aproximadamente 37mm, com queda acentuada das temperaturas, variando de 6 °C a 15 °C.

Somados, os dois últimos dias devem concentrar mais de 80 mm de chuva, o que representa a maior parte do volume previsto para o período.

Segundo dados históricos, a precipitação média para o mês de setembro em Frederico Westphalen é de cerca de 180 milímetros. Até 16 de setembro de 2025, já haviam sido registrados 86 mm na região. Com a previsão de aproximadamente 95 mm adicionais entre os dias 19 e 22, o acumulado projetado para o mês pode atingir 181mm, ultrapassando a média histórica.

Esse cenário indica que setembro de 2025 deve encerrar com volume de chuva superior ao padrão climatológico do período, caso se confirmem as previsões de precipitação.

Fonte: Jornal o Alto Uruguai