Menu
Ler agora
Modelo de cooperativismo

Sicoob Oestecredi chega aos 36 anos

Expansão da cooperativa no Rio Grande do Sul marca essas mais de três décadas

Sicoob Oestecredi chega aos 36 anos

Com o desafio de difundir o modelo cooperativo, conquistar a confiança dos cooperados e comunidade o Sicoob Oestecredi iniciou oficialmente, em 13 de setembro de 1985, seus trabalhos na cidade de Palmitos (SC). Desde então, a cooperativa vem promovendo o desenvolvimento econômico, social e profissional dos cooperados e da comunidade em que está inserida.

Fruto do seu crescimento reflete hoje em ativos, cooperados, colaboradores, e agências físicas com projeção de expansão no Rio Grande do Sul. Atualmente, a cooperativa conta com R$ 786,8 milhões em ativos totais, mais de 31,5 mil cooperados, 204 colaboradores, 12 agências físicas e uma agência digital. Das agências físicas, oito ficam na região Oeste de Santa Catarina e quatro agências no Rio Grande do Sul. E, em breve, serão inauguradas as agências de Giruá, Palmeira das Missões, São Luiz Gonzaga e Catuípe, todas no Estado do Rio Grande do Sul.

A cooperativa sempre manteve a valorização dos seus cooperados como seu maior diferencial em relação às demais instituições de crédito. Por isso, investe em treinamentos para aprimorar cada vez mais a qualificação profissional e o bem-estar das suas equipes. Todos os colaboradores são qualificados constantemente para prestar um serviço de qualidade e, consequentemente, melhor atender aqueles que buscam o sistema.

– Nossa missão, ao longo dessas três décadas, foi e continua sendo a de promover o desenvolvimento econômico, social e profissional dos cooperados e da comunidade em que estamos inseridos, seja através da implementação de políticas financeiras ou prestação de serviços. Acredito na força do cooperativismo e os números que apresentamos hoje mostram que, mesmo com a pandemia, nossa cooperativa de crédito está no caminho certo e cuidando bem dos nossos cooperados – esclarece o presidente da Cooperativa, Lauri Inacio Slomski.

Para a diretora operacional do Sicoob Oestecredi, Eliana Berlt, o cooperativismo é sua paixão. "Meu sentimento é de gratidão por tudo o que o Sicoob me proporcionou. Para mim, fazer parte de um dos maiores sistemas de cooperativas financeiras do Brasil é um orgulho imenso. Vejo que o Sicoob Oestecredi, nesses 36 anos, contribuiu com o desenvolvimento econômico e social das comunidades, promovendo justiça financeira e sustentabilidade na vida das pessoas", destaca.

Um pouco do Sicoob

O Sicoob Oestecredi foi fundado a partir da bravura de 32 agricultores, em 1º de fevereiro de 1985, na cidade de Palmitos (SC). Em meio às dificuldades de se obter financiamentos para o meio rural e com anseios e coragem, os agricultores reuniram o valor significativo para fundar a cooperativa sendo que, no dia 13 de setembro do mesmo ano, foi iniciada oficialmente as suas atividades na comunidade.

Inicialmente, o Sicoob foi chamado de Cooperativa de Crédito Rural Arco Íris Ltda, surgindo junto à cooperativa de produção, sendo que a mesma custeou a sala, os móveis, equipamentos e funcionários até dezembro de 1986. Mais tarde, no ano de 1999, foi adquirida uma sala para a sede, onde o Sicoob funcionou até o ano de 2013. Em agosto do ano 2000, a área de atuação foi expandida quando o Sicoob Oestecredi assumiu a incorporação da Cooperativa de Crédito Rural Santa Lúcia – CREDILÚCIA, que tinha como sede o município de Descanso.

Ao longo dessas décadas, o Sicoob Oestecredi contou com a gestão de diretorias que atuaram com organização e transparência, tendo como presidentes: Leonir Roque Dacroce, Helvino Heliberto Hoppe e Lauri Inácio Slomski. O Sicoob também fez parte das cooperativas fundadoras da Cooperativa Central de Crédito de Santa Catarina e Rio Grande do Sul – Sicoob Central SC/RS, na qual está filiado desde 8 de novembro de 1985.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing – Sicoob Oestecredi