Menu
Ler agora
Educação

UFSM passa a integrar a Cátedra Unesco Geoparques

Essa é uma certificação que um território recebe pela forma como conduz suas estratégias de desenvolvimento regional e local

UFSM passa a integrar a Cátedra Unesco Geoparques

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) passou a integrar, em novembro de 2021, a Cátedra Unesco Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis, sendo a terceira instituição brasileira associada. Coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a associação internacional reúne instituições de 11 países e conta com mais de 38 profissionais voltados à promoção do desenvolvimento regional comprometido com a preservação ambiental e cultural dos territórios. Para o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, a associação da UFSM junto à Cátedra UNESCO “além de fortalecer o pilar da extensão, também estabelece mais um campo de atuação dos nossos estudantes e técnicos na área do desenvolvimento econômico e social da região”.

O título de Geoparque é uma certificação que um território recebe pela forma como conduz suas estratégias de desenvolvimento regional e local, conservando seus patrimônios naturais e culturais. Ter uma universidade dando suporte é muito importante, e quando esta universidade integra e se associa a uma Cátedra da UNESCO, não restam dúvidas da seriedade e do compromisso da instituição com as comunidades locais”, enfatiza a coordenadora dos Geoparques UFSM, Jaciele Sell.

Um dos projetos vinculados ao Geoparque, foi coordenado pela Profa. Dra. Lana Campanella pelo Campus de Frederico Westphalen e visou realizar ações culturais e educativas no resgate da história e na promoção da igualdade junto as comunidades da Quarta Colônia (RS). O Projeto Geoparque: "Resgate Etnocultural da Quarta Colônia: seus Saberes e Fazeres" iniciou suas ações em junho deste ano tendo realizado trainees profissionalizantes, a produção de cartilhas educativas e uma Live sobre Práticas Antidiscriminatórias com o advogado André Xavier Alves, líder na Advocacia Sustentável - uma startup que faz da advocacia uma ferramenta de impacto positivo -, ocorrida no último dia 30 de novembro (https://www.youtube.com/watch?v=AkYJxppaLQI). A próxima ação, será o lançamento de um vídeo institucional no dia 6 de dezembro, a partir das 18h30min.

A coordenadora do projeto, Profa. Lana enfatiza “que  o objetivo das ações foi despertar e fortalecer a memória coletiva e a identidade cultural da comunidade da Quarta Colônia (RS), prevenindo a exclusão e vulnerabilidade dos membros da comunidade; engajando entes públicos, privados e parceiros a fim de garantir os direitos das comunidades e auxiliando na aquisição de competências e habilidades que ajudem a modificar realidades. O projeto envolveu dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o número quatro “Educação e Qualidade” e dezesseis “Paz, Justiça e Instituições Eficazes". Para conferir as ações do projeto acesse: https://comunicarerp.com.br

Fonte: Jornal O Alto Uruguai